Views

Protege Cópia

O que é o Ciclo PDCA - Plan Do Check Act ?

Pharma, Sales, Marketing and Financial Terms - O que é o Ciclo PDCA - Plan Do Check Act ?

















É uma ferramenta de gestão conhecida pelos administradores de empresas.

O objetivo é controlar e melhorar os processos de forma contínua, identificando as causas dos problemas e implementando soluções adequadas. 

Esta ferramenta se fundamenta num ciclo de produção em quatro etapas que se sucedem:

P (Plan/Planejamento) – Um plano básico contendo as diretrizes da empresa;

D (Do/Execução) – Conduzir o planejamento na prática; caso haja mudanças, anotá-las;

C (Check/Checagem) – A verificação das diferenças entre o planejamento e o que foi executado;

A (Ação/Ação) – Ações corretivas das falhas que apareceram no processo e repete-se o ciclo.

Também é conhecido como o círculo/ciclo/roda de Deming, ciclo de Shewhart, círculo/ciclo de controle, ou PDSA (plan-do-study-act).

PDCA tornou-se popular pelo Dr. W. Edwards Deming, que é considerado por muitos como o pai do controle de qualidade moderno, no entanto, ele sempre se refere a ele como o Ciclo de Shewhart. Mais tarde na carreira de Deming, ele modificou a PDCA para x, porque ele sentiu a necessidade de enfatizar o passo de estudar o processo para poder ajustá-lo de acordo com o planejado.

O conceito de PDCA baseia-se no método científico, desenvolvido a partir do trabalho de Francis Bacon (Novum Organum, 1620). O método científico pode ser escrito como hipótese - experimento - avaliação ou o Planejar, Executar e Verificar.

Shewhart descreveu-o fabricação sob "controle", sob controle estatístico, como um processo de três etapas de especificação, produção e inspeção. Também descreveu especificamente relacionado a este método científico de hipóteses, experimentação e avaliação. Shewhart diz que o estatístico "deve ajudar a mudar a demanda [de bens], mostrando [...] como focalizar o intervalo de tolerância e melhorar a qualidade de bens". Claramente, Shewhart expressa que o analista deve agir com base nas conclusões da avaliação. 

De acordo com Deming, durante suas palestras no Japão no início dos anos 1950, os participantes japoneses encurtaram os passos para o já tradicional, fazer, verificar, agir. Deming optou por utilizar o Planejar, Executar, Estudar e Ajustar porque "estudar" tem conotações em Inglês mais próxima das intenções de Shewhart que é a de "verificar". 

Um princípio fundamental do método científico e do PDCA é a iteração, uma vez que uma hipótese é confirmada (ou negada), e a execução do ciclo novamente vai ampliar o conhecimento adiante. Repetir o ciclo PDCA pode trazer-nos mais perto do objetivo, geralmente o perfeito funcionamento e o resultado correto no final. 

PDCA é a resolução cientifica de problemas, também conhecido como sistemas para o desenvolvimento de pensamento crítico. Na Toyota este também é conhecido como Construindo as pessoas antes de construir carros. A Toyota é outras empresas enxutas propõem que os envolvidos em um grupo de trabalho para resolver problemas, utilizando PDCA, são mais capazes de inovar e ficar à frente da concorrência através de um rigoroso método de resolução de problemas. Isso também cria uma cultura de solucionadores de problemas utilizando PDCA e cria uma cultura de pensadores críticos. 

Em programas Six Sigma, o ciclo PDCA é chamado de "definir, medir, analisar, melhorar, controlar" (DMAIC). A natureza do ciclo iterativo deve ser adicionado explicitamente ao processo DMAICDeming sempre enfatizou a necessidade de iterações para a melhoria de um sistema, daí o fato do PDCA ser repetidamente implementado em espirais de aumento de conhecimento e melhoria continua convergindo para o objetivo final, cada ciclo mais próximo do que o anterior. Pode-se imaginar uma mola de bobina aberta, com cada loop em um ciclo do método científico - PDCA, e cada ciclo completo, indicando um aumento em nosso conhecimento do sistema em estudo. Esta abordagem é baseada na crença de que o nosso conhecimento e as habilidades vão se limitando, mas melhorando. Especialmente no início de um projeto, as informações chaves podem não ser conhecidas, o método cientifico fornece informações para justificar nossas suposições (hipóteses) e aumentar o nosso conhecimento. Ao invés de introduzir a "paralisia da análise" para ficar perfeito na primeira vez, é melhor estar aproximadamente certo do que exatamente errado. Com o conhecimento melhorado, podemos optar por refinar ou alterar o objetivo (estado ideal). Certamente, a abordagem PDCA pode trazer-nos mais perto de qualquer meta que nós escolhermos. 

Taxa de variação - Isto é, taxa de melhoria, é um fator competitivo fundamental no mundo de hoje. O ciclo PDCA permite grandes "saltos" de desempenho ("descobertas" muitas vezes desejadas em uma abordagem ocidental), bem como Kaizen (pequenas melhorias freqüentes). Nos Estados Unidos, uma abordagem PDCA é geralmente associada a um projeto que envolve considerável tempo inúmeras pessoas, e, portanto, os gestores querem ver grandes melhorias para justificar o esforço dispendido.