Views

Protege Cópia

O que é BVSMS ?

O que é?


O que é BVSMS ?


Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde


A Biblioteca Ministério da Saúde é uma biblioteca institucional especializada em Saúde, fundada em 1953, mesmo ano de criação do Ministério da Saúde. Em 2001, passou por uma reforma em suas instalações físicas sendo reinaugurada em 31 de outubro do mesmo ano proporcionando maior conforto para o usuário.

Tem como Missão prestar serviços de coleta, pesquisa e informação na área de saúde pública, ciências médicas e áreas afins, mantendo intercâmbio com redes de informações nacionais e internacionais, bem como disponibilizar o acesso à informação produzida pelo Ministério da Saúde.

Seu público alvo é formado por servidores e colaboradores do Ministério da Saúde, gestores, profissionais, conselheiros, pesquisadores, estudantes e trabalhadores do Sistema Único de Saúde.

Serviços Oferecidos:

Comutação bibliográfica

Disponibiliza cópias de artigos científicos na área de saúde ao cidadão. Serviço gratuito que pode ser requisitadas pelo e-mail bibcomut@saude.gov.br.
O usuário pode solicitar até 20 referências de artigos (autor, título e fonte). O prazo de atendimento é de 15 a 30 dias.

Pesquisa no Sistema Saúde Legis

Sistema de Legislação do MS, disponibiliza acesso público a legislação do setor saúde. Reúne atos normativos do Sistema Único de Saúde (SUS), na esfera federal. O acesso é feito por meio da página principal no item Legislação, ou clicando aqui.

Terminais para acesso à internet e pesquisa científica

A Biblioteca conta com quatro micro computadores com acesso a internet para uso público. Para utilizá-los o usuário deve fazer o cadastro prévio junto ao balcão de referência apresentando qualquer documento oficial com foto. O tempo de uso é de 30 minutos por usuário. Caso haja necessidade, o tempo pode ser estendido por mais 30 minutos caso a máquina não esteja com reserva. Nos equipamentos é permitido apenas o uso da Internet.

Acesso a Internet sem fio na sala de leitura

A utilização do sinal de Internet sem fio (wi-fi) da Biblioteca é gratuito mediante a configuração de senha no dispositivo móvel do usuário. Os dados necessários para acesso são: Nome da rede, login, senha.  As instruções para registro estão disponíveis nos expositores colocados sobre as mesas de estudo.

Revistas e Jornais diários

A Biblioteca disponibiliza aos seus usuários os jornais diários locais e nacionais de maior destaque. Além destes, estão disponíveis para leitura local, revistas de notícias semanais e de interesse geral.

Espaço João Yunes

Espaço público da Biblioteca, composto por 11 mesas de estudo em grupo e 6 cabines individuais, 2 mesas para cadeirantes, além de 2 e poltronas para leitura. O nome é uma homenagem da  Biblioteca ao ex Secretário Nacional de Políticas de Saúde do Ministério da Saúde, de 1998 a 2000.

Galeria dos Ministros

Espaço da Biblioteca destinado a preservar a memória do MS e tornar as informações de interesse histórico disponíveis ao público. Apresenta a lista de ministros, organizada por décadas, desde a criação do MS, com fotografias e uma breve biografia de cada personalidade.  A Galeria pode também ser acessada virtualmente.

Painel de Athos Bulcão

Relevo em madeira, com pintura em laca nas cores mostarda e marrom, medindo 280 x 576 cm, localiza-se no espaço João Yunes. O painel, foi criado pelo artista plástico Athos Bulcão e instalado no ano de 2002 durante a reforma das instalações. Divide a área pública da área administrativa da Biblioteca. Em 2010 foi inserido no circuito turístico de Brasília, por meio do Projeto Formas, Volumes e Texturas, que tem como objetivo a inclusão social das pessoas com deficiência visual. Veja algumas fotos do painel na Galeria de imagens da Fundação Athos Bulcão

Tira dúvidas

Presta informações sobre a utilização dos serviços da Biblioteca e publicações do Ministério da Saúde. As dúvidas são respondidas pelo e-mail: bibreferencia@saude.gov.br.

Acervo

Possui aproximadamente 100 mil volumes organizados por:

Livros e folhetos

Publicações bibliográficas produzidas pela Editora do Ministério da Saúde e editoras comerciais.

Obras de referência

Dicionários, enciclopédias, atlas, manuais, guias, anuários, etc (apenas para consulta local).

Periódicos

Jornais, boletins, revistas de caráter técnico-científico ou informativo, produzidos pelo Ministério da Saúde e suas entidades vinculadas ou em parceria com instituições afins.

Materiais iconográficos

Cartazes, folderes, filipetas e outros materiais que tenham como suporte o papel, utilizados para a divulgação de campanhas e eventos realizados pelo Ministério da Saúde e entidades vinculadas.

Material audiovisual

Documentos em CD-ROM, disquete, DVD, CD e fitas VHS.

Publicações Digitais

Publicações disponíveis em meio eletrônico nos formatos PDF(formato de documento portátil), EPUB(formato de arquivo digital específico para livros eletrônicos) e stream de vídeo(possibilita a visualização do vídeo pela internet sob demanda sem necessidade de salvar o arquivo para posterior visualização).

Consulta ao Acervo

A consulta ao acervo da Biblioteca está disponível on-line por meio do site da BVS MS. Para fazer a busca digite o assunto de seu interesse no campo de pesquisa na página principal  e clique em pesquisar.

Estão disponíveis na página principal diversos links que recuperam as informações por tipo de material desejado inclusive aqueles em texto completo que podem ser lidos na integra.

Publicações impressas podem ser consultadas presencialmente. Solicite a obra à equipe de atendimento, no Balcão de Referência. É necessário informar título, autor e/ou assunto de interesse para que seja realizada pesquisa para localização no acervo.

Empréstimos
O  empréstimo de material da Biblioteca é exclusivo para servidores e é feito mediante identificação funcional.

Prazos
O empréstimo de livros e folhetos é realizado por um prazo de 15 dias consecutivos, com limite de até 3 títulos. A renovação é feita desde que o título não esteja reservado e somente pelo próprio usuário, de forma presencial. A reserva pode ser feita na Biblioteca, por telefone ou por e-mail.

Os periódicos e os materiais especiais não são emprestados, mas estão disponíveis para consulta local.

Os exemplares do Acervo Memória Técnica não estão disponíveis para empréstimo ou consulta, pois são únicos e devem ser preservados de qualquer manuseio, para garantir a conservação da memória da produção intelectual da instituição. Grande parte desse acervo encontra-se disponível em texto integral na BVS MS.

Emprestimo entre Bibliotecas
Somos uma das bibliotecas cooperantes da Rede Virtual de Bibliotecas do Congresso Nacional (RVBI). Por meio dessa rede, é possível disponibilizar e solicitar, por empréstimo, publicações cujos assuntos estão fora do escopo da Política de Desenvolvimento de Coleções, que tem como foco a área de Saúde Pública. O usuário cadastrado deve solicitar à equipe de atendimento o título de seu interesse para que seja verificada a disponibilidade junto à biblioteca cooperante.

Doações e Depósito Legal
Segundo a Política de Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca, as doações de títulos devem ser encaminhadas ao Serviço de Desenvolvimento de Coleções. Os títulos doados que já fizerem parte do acervo da Biblioteca serão enviados para distribuição na Rede BiblioSUS. As doações de teses e dissertações serão recebidas, preferencialmente, em formato eletrônico. É obrigatório o preenchimento do Termo de Doação e, no caso de teses e dissertações, do Termo de Autorização para disponibilização na BVS.

Em cumprimento ao Depósito Legal (Portaria nº 586/1979) a Biblioteca deve receber o depósito de toda a produção técnico-científica do Ministério da Saúde e suas instituições vinculadas, a fim de contribuir e manter atualizado o Controle Bibliográfico institucional.

Horário de Funcionamento
Das 8h às 18h, em dias úteis.

Endereço
Esplanada dos Ministérios, Bloco G. CEP: 70058-900 – Brasília/DF.

Telefones: +55(61) 3315-2410  /  3315-3200






brazilsalesforceeffectiveness@gmail.com



✔ Brazil SFE®Author´s Profile  Google+   Author´s Professional Profile   Pinterest   Author´s Tweets