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O que é P&L - What is P&L ?

O que é P&L - What is P&L ?



O Profit & Loss Statement (P&L), ou, traduzindo, o Demonstrativo de Lucros e Perdas, nada mais é que um demonstrativo de resultado do exercício, ou seja somam-se todas as receitas e ganhos da empresa em contraponto a todas as despesas e gastos para se auferir a performance da empresa.

P&L pode ser aplicado sobre toda a empresa, ou sobre cada produto específico, como medida de eficiência e rentabilidade. 

Os fatores que compõem a planilha de P&L vão depender de cada modelo de negócio, mas normalmente contém itens como:
  • Faturamento Total 
  • Custo por unidade
  • Volume vendido
  • Custo de Fabricação
  • Lucro Bruto
  • Custos Administrativos
  • Lucro Líquido

Normalmente é solicitado pela gerência ou líder de departamento, trimestral, mensal, ou até mesmo semanalmente, dependendo da necessidade. É exclusivamente de uso interno, para ser utilizado como referência comparativamente aos períodos anteriores, e não à outros negócios.

Enquanto relatório, é um dos três relatórios essenciais a serem publicados por uma empresa periodicamente, junto com o Fluxo de Caixa e o Balanço. A comparação entre eles pode ser uma forma de mostrar desencontros entre os gastos e as receitas, mudanças na curva de faturamento, entre outros sintomas de problemas de cunho financeiro.


Novas empresas e startups, ao criarem seu plano de negócios, devem incluir um estudo de P&L, de forma a deixar mais clara a realidade das receitas e custos, facilitando as projeções de lucros e retorno sobre o investimento.

Para responder a pergunta: O que é P&L? Precisamos entender a estrutura dele, que está interligada entre três pilares: Vendas, Custo e Lucro. Uma unidade de negócios, ao vender seus produtos e abater seus custos, terá o seu lucro. Este é o princípio do P&L.


A conta abaixo pode parecer simples (e realmente é), porém é de fundamental importância para o gerenciamento do P&L. Da sua análise aprendemos que para se aumentar o lucro existe duas formas: aumentar as vendas, ou diminuir os custos.




Por “Vendas” devemos considerar toda a receita direta (Faturamento Local, Exportação e Licitações) da unidade de negócios proveniente da sua atividade econômica, sempre indicada em valor monetário. Este valor é encontrado através da multiplicação do volume total vendido (em unidades) e o preço de venda. Substituindo nossa fórmula, teremos:



O “Custo” deve ser entendido como todo o custo de fabricação relacionado com o produto da unidade de negócios. Neste devem ser contemplados apenas custos relacionados diretamente à fabricação, como matéria-prima, mão-de-obra, energia elétrica, manutenção, entre outros. Não inclua custos não relacionados à fabricação (como propaganda, por exemplo). Nossa fórmula, então, passa a conter estes custos:



Deste modo, temos o “Lucro Bruto”, também chamado de “Margem Bruta” ou “Gross Margin”, sendo gerado da subtração de vários elementos. Será o Lucro Bruto que deverá pagar os investimentos, os salários da força de vendas e staff, entre outros. Para facilitar a visualização, podemos colocar a mesma equação de outra forma, como abaixo:


Veja que a planilha está chegando ao formato de um P&L. A partir deste ponto, precisamos incluir os custos não relacionados com a fabricação, como investimentos em publicidade, vendedores, logística, engenharia, jurídico, compras, etc. Todos estes custos serão debitados do Lucro Bruto. Após tudo debitado, teremos enfim o P&L completo, como a seguir:



Existem muitas variáveis que devem ser analisadas no gerenciamento do P&L, mas um bom entendimento da sua estrutura ajuda na identificação de oportunidades. Poderiam se elencados diversos modelos de usabilidade do P&L no planejamento de ações e estratégias.




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