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O que é Preço?


Em economia, contabilidade, finanças e negócios, Preço é o valor monetário expresso numericamente associado a uma mercadoria, serviço ou patrimônio. O conceito de Preço é central para a microeconomia, onde é uma das variáveis mais importantes na Teoria de Alocação de Recursos (também chamada de Teoria dos Preços).

Em marketing, Preço é uma das 4 variáveis no Composto Mercadológico, ou Marketing Mix, que os mercadólogos usam para desenvolver o Plano de Marketing. Catorze porcento dos consumidores decidem suas compras baseando-se exclusivamente no Preço. Computa-se no Preço, não apenas o valor monetário de um produto, mas tudo aquilo que o consumidor tem que sacrificar ao adquirir um bem.

Normalmente o chamado Preço de Custo é o trabalho e a dificuldade para adquirir o produto. Por isso, os mercadólogos incluem em suas considerações os custos contábeis indiretos, custos de manutenção, a necessidade de recompra, e econômicos como mesmo a energia física, o tempo e o custo emocional de se adquirir uma oferta. Outras espécies de preço são:


  • Preço de atacado e varejo - determinado pelo volume de vendas;
  • Preço corrente - determinado no mercado de oferta e procura;
  • Preço justo - conceito capitalista que se opõe à mais valia socialista.


Estratégias de preço
Diminuição dos custos indiretosValorização da ofertaPenetração de mercadoPacote de valorLiderança de preçosPreços promocionaisDescontosConcessõesFinanciamentosPreço segmentadoDiversidade na forma de pagamentoPreço dinâmicoNegociaçãoPrazos flexíveis


Outra definição
O preço de venda é o valor que deverá cobrir o custo direto da mercadoria/produto/serviço, as despesas variáveis, como impostos, comissões, etc. As despesas fixas proporcionais, ou seja, aluguel, água, luz, telefone, salários, pró-labore, etc., e ainda, sobrar um lucro líquido adequado.


Tabelamentos de preços no Brasil
No Brasil, desde a Constituição Federal de 1946 (artigo 148) existe a preocupação com o "abuso econômico" e a possibilidade de "repressão" por parte do Estado que acabou por ser regulada pela Lei Antitruste (nº 4.137 de 10.09.1962). A Lei dos Crimes contra a Economia Popular (nº 1.521 de 26.12.1951) dispunha como tal a venda ou oferecimento ao público de preço superior ao tabelado (artigo 2º, Inciso VI). A lei foi usada contra aqueles que desrespeitaram também o "congelamento de preços", instituído pelos planos econômicos a partir do Plano Cruzado de 1986.

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