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O que é Preço?

O que é Preço?

Em economia, contabilidade, finanças e negócios, Preço é o valor monetário expresso numericamente associado a uma mercadoria, serviço ou patrimônio. O conceito de Preço é central para a microeconomia, onde é uma das variáveis mais importantes na Teoria de Alocação de Recursos (também chamada de Teoria dos Preços).
 

Veja também:

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O que é List Price | Preços de Lista ?

O que é Preço Net | Preço Líquido? 

Em marketing, Preço é uma das 4 variáveis no Composto Mercadológico, ou Marketing Mix, que os mercadólogos usam para desenvolver o Plano de Marketing. Catorze porcento dos consumidores decidem suas compras baseando-se exclusivamente no Preço. Computa-se no Preço, não apenas o valor monetário de um produto, mas tudo aquilo que o consumidor tem que sacrificar ao adquirir um bem.

Normalmente o chamado Preço de Custo é o trabalho e a dificuldade para adquirir o produto. Por isso, os mercadólogos incluem em suas considerações os custos contábeis indiretos, custos de manutenção, a necessidade de recompra, e econômicos como mesmo a energia física, o tempo e o custo emocional de se adquirir uma oferta. Outras espécies de preço são:

  • Preço de atacado e varejo - determinado pelo volume de vendas;
  • Preço corrente - determinado no mercado de oferta e procura;
  • Preço justo - conceito capitalista que se opõe à mais valia socialista.


Estratégias de preço
Diminuição dos custos indiretos

 

Valorização da oferta

 

Penetração de mercado

 

Pacote de valor

 

Liderança de preços

 

Preços promocionais

 

Descontos

 

Concessões

 

Financiamentos

 

Preço segmentado

 

Diversidade na forma de pagamento

 

Preço dinâmico

 

Negociação

 

Prazos flexíveis


Outra definição

O preço de venda é o valor que deverá cobrir o custo direto da mercadoria/produto/serviço, as despesas variáveis, como impostos, comissões, etc. As despesas fixas proporcionais, ou seja, aluguel, água, luz, telefone, salários, pró-labore, etc., e ainda, sobrar um lucro líquido adequado.


Tabelamentos de preços no Brasil

No Brasil, desde a Constituição Federal de 1946 (artigo 148) existe a preocupação com o "abuso econômico" e a possibilidade de "repressão" por parte do Estado que acabou por ser regulada pela Lei Antitruste (nº 4.137 de 10.09.1962). A Lei dos Crimes contra a Economia Popular (nº 1.521 de 26.12.1951) dispunha como tal a venda ou oferecimento ao público de preço superior ao tabelado (artigo 2º, Inciso VI). A lei foi usada contra aqueles que desrespeitaram também o "congelamento de preços", instituído pelos planos econômicos a partir do Plano Cruzado de 1986.

Saiba o que é:
O que é Truste?

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