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O que é a Escala de Likert ?


Escala de Likert é um dos itens populares mais usados nas pesquisas.

Ao contrário das perguntas sim/não, a Escala de Likert nos permite medir as atitudes e conhecer o grau de conformidade do entrevistado com qualquer afirmação proposta.

É totalmente útil nas situações onde se precisa que o entrevistado expresse com detalhes a sua opinião. Neste sentido, as categorias de resposta servem para capturar a intensidade dos sentimentos dos respondentes.

Um exemplo seria a seguinte afirmação: "Estou satisfeito com os produtos da empresa Google" junto com a tabela de classificação:

Item de Likert VS Escala de Likert

Falando estritamente, a pergunta acima é um item de Likert. Considerando que, se apresentarmos vários item de Likert e somarmos as pontuações de cada indivíduo pesquisado, teremos como resultado uma Escala de Likert. Importante: Somente devemos somar as avaliações dos itens se os conteúdos forem similares.

Tipos de ítem Likert

Podemos usá-lo para medir diferentes atitudes e comportamentos de um entrevistado. Por exemplo, podemos usá-lo para encontrar:


  • O nível de concordância de uma afirmação.
  • A frequência com que determinada atividade é realizada.
  • O nível de importância atribuída a uma atividade específica.
  • A avaliação de um serviço, produto ou empresa.
  • A probabilidade de realização de ações futuras.


Quantos níveis o item deve ter?

Entre os pesquisadores, não há consenso claro. Provavelmente o item mais utilizado é o nível 5, mas também são utilizados 4, 7 ou 10. O que sabemos é que quanto mais níveis, mais respostas distintas teremos. Numa pesquisa com 5 Itens de Likert, normalmente os entrevistados tendem a evitar duas opções extremas, ou seja, teremos pouca variação (conhecido como viés de tendência central).

Por outro lado, estudos concluíram que a partir de 7 a 8 níveis os resultados não sofrem muita variação, apresentando um ótimo rendimento.

Como lidar com os resultados?

Uma vez completado o questionário, cada elemento pode ser analisado separadamente ou, em certos casos, as respostas a um conjunto de Itens de Likert podem ser somadas e obter um valor total. O valor atribuído a cada posição é aleatório e determinado pelo próprio investigador / desenhador da pesquisa.

Através desse resultado, podemos calcular a médiamediana ou moda. A mediana e a moda são as métricas mais interessantes, porém a interpretação das médias numéricas de categorias como "concordo" ou "discordo", não nos dá informações relevantes. Normalmente, nas pesquisas comerciais, os dados obtidos serão tratados como um intervalo e não como dados ordinais, embora seja necessário destacar que na literatura científica encontramos um amplo debate metodológico a respeito.

Vantagens de Likert

  • Do ponto de vista do desenho do questionário, é uma escala fácil de se construir.
  • Do ponto de vista do entrevistado, oferecemos a possibilidade da intensidade da sua opinião em perguntas complexas.
  • Na Internet funciona especialmente bem: é muito visual, o entrevistado pode fazer comparações entre os itens, modificações e ajustes a sua resposta com facilidade.

Inconvenientes de Likert


  • Por um lado, duas pessoas podem obter o mesmo valor na escala de Likert com diferentes opções escolhidas
  • É difícil trabalhar com respostas neutras, como: "não concordo nem discordo".
  • Os entrevistados tendem a concordar com as declarações apresentadas. É o fenômeno que conhecemos como acquiescence bias.


É Recomendada?

Uma boa Escala de Likert deve ser simétrica, ou seja, conter o mesmo número de categorias positivas e negativas.
Recomenda-se que a escala tenha um ponto central, de modo que os entrevistados possam selecionar essa opção em caso de indecisão ou neutralidade.

Se utilizarmos várias escalas ao longo do questionário, é interessante que sejam iguais ou muito parecidas em termos de estrutura e níveis. As alternativas positivas e negativas devem estar na mesma região para evitar confundir o participante.

Alguns pesquisadores dizem que a Escala de Likert não é a melhor maneira de conhecer uma opinião sincera porque as vezes não contém a intensidade da opinião do entrevistado. Uma alternativa que soluciona este problema é a tecnologia online através de um controle deslizante (slider), onde o pesquisador pode indicar a intensidade sua opinião de forma peculiar).

Finalmente, como uma alternativa para a Escala de Likert, propomos o uso de escalas específicas, que tenham maior validade e qualidade estatística. 

Leia também:
Wikipedia - Escala de Likert
Escala Likert - Coisas que todo pesquisador deve saber
Como fazer uma avaliação Likert
Informações-chave para a tomada de decisão
4 coisas que você provavelmente não sabia sobre Escalas de Likert


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