O que é COGS ?
O COGS - Cost of goods sold (Custo dos produtos vendidos) refere-se ao valor contábil dos bens vendidos durante um período específico. Os custos são associados a bens específicos usando uma de várias fórmulas, incluindo identificação específica, primeiro a entrar primeiro a sair (FIFO), ou custo médio. Custos incluem todos os custos de compra, custos de conversão e outros custos incorridos em trazer os estoques para sua localização atual e condição. Custos de bens feitos pela empresa incluem material, mão-de-obra e custos indiretos alocados. Os custos das mercadorias ainda não vendidas são diferidos como custos de inventário até que o inventário seja vendido ou anulado em valor.
Muitas empresas vendem bens que compraram ou produziram. Quando os bens são comprados ou produzidos, os custos associados a tais bens são capitalizados como parte do inventário (ou estoque) de mercadorias. Esses custos são tratados como uma despesa no período em que a empresa reconhece o lucro da venda dos bens.
A determinação de custos requer a manutenção de registros de bens ou materiais comprados e quaisquer descontos em tal compra. Além disso, se as mercadorias forem modificadas, a empresa deve determinar os custos incorridos na modificação das mercadorias. Tais custos de modificação incluem trabalho, suprimentos ou material adicional, supervisão, controle de qualidade e uso de equipamentos.
Os princípios para a determinação dos custos podem ser facilmente definidos, mas a sua aplicação prática é muitas vezes difícil devido a uma série de considerações na repartição dos custos.
O custo dos produtos vendidos também pode refletir ajustes. Entre os ajustes potenciais estão o declínio no valor dos bens (isto é, menor valor de mercado do que o custo), obsolescência, danos, etc. Quando vários bens são comprados ou fabricados, pode ser necessário identificar quais custos se relacionam com os bens vendidos. Isto pode ser feito usando uma convenção de identificação, tal como a identificação específica dos bens, first-in-first-out (FIFO), ou custo médio. Sistemas alternativos podem ser usados em alguns países, tais como o método de last-in-first-out (LIFO), o método de lucro bruto, o método de varejo ou combinações destes.
O custo dos produtos vendidos pode ser igual ou diferente para fins contábeis e fiscais, dependendo das regras da jurisdição específica. Determinadas despesas estão incluídas no COGS. As despesas incluídas no COGS não podem ser deduzidas novamente como despesa de negócio.
As despesas do COGS incluem:
- O custo de produtos ou matérias-primas, incluindo frete ou despesas de envio;
- O custo de armazenar produtos vendidos pela empresa;
- Custos trabalhistas diretos para os trabalhadores que produzem os produtos;
- E despesas gerais de fábrica. Depreciação
Deixe seus comentários, compartilhe este artigo!⬛◼◾▪ Social Media ▪◾◼⬛⬛◼◾▪ Blogs ▪◾◼⬛• SFE® • SFE Tech® • SFE Terms® • SFE Books® • SFE Biography®
⬛◼◾▪ CONTATO ▪◾◼⬛
Nenhum comentário:
Postar um comentário