O que é Macroeconomia
A Macroeconomia é uma área de estudo das Ciências Econômicas, responsável por analisar fatores do sistema econômico de determinada região ou país.
A análise feita pela Macroeconomia é global, desconsiderado as particularidades ou os comportamentos individuais. O prefixo grego macro é relativo a tudo o que é grande, largo e amplo.
O que é Microeconomia ?
Os principais objetivos dos estudos Macroeconômicos são:
- o desenvolvimento do crescimento econômico, - a geração de empregos, - a redução da inflação, - a construção de um comércio internacional vantajoso e- a estabilização dos preços.
Entre os pontos que são estudados pela Macroeconomia está a renda e produtos produzidos por um território (PIB - Produto Interno Bruto), assim como os níveis de preços, emprego e desemprego, a taxa de câmbio e juros, a moeda, entre outros fatores.
Saiba mais sobre o significado de PIB.
A estrutura Macroeconômica é divida em 5 principais partes:
Mercado de Bens e Serviços: determina o nível de produção e preços da região analisada;
Mercado de Trabalho: determina a taxa de salários e o nível de emprego;
Mercado Monetário: estuda o valor da moeda e a taxa de juros, a partir da oferta da mesma pelo Banco Central;
Mercado de Títulos: estudo dos agentes econômicos com maior e menor gasto em relação a renda final;
Mercado de Divisas: relativo ao volume de importações e a saída de capital financeiro;
O conceito da Macroeconomia surgiu e começou a ser discutido a partir do começo da década de 1930. Este estudo desenvolveu-se a partir da Grande Depressão de 1929.
O economista britânico John Maynard Keynes é considerado o primeiro grande autor sobre a Macroeconomia, destacando-se pelo livro “Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda”, publicado em 1936.
Macroeconomia e Microeconomia
A Macroeconomia estuda os valores econômicos de uma sociedade ou grande grupo, não considerando as particularidades dos seus membros, mas sim todos como uma unicidade.
Já a Microeconomia (ou Teoria dos Preços) é o estudo do comportamento econômico individual e particular, como dos trabalhadores, empresas e famílias, por exemplo.
Podemos destacar várias diferenças que nos ajudam a distingui-las:
A Macroeconomia procura uma perspectiva geral e a Microeconomia uma perspectiva individual.
A Macroeconomia estuda atores econômicos globais, como um país, e a Microeconomia específicos, como um consumidor.
As variáveis utilizadas são muito diferentes, por exemplo em Macroeconomia o PIB observa a produção total de um país e em Microeconomia a quantidade é produzida por uma só empresa.
Há situações que afetam a Macroeconomia e não a Microeconomia, e vice-versa. Por exemplo, um novo modelo de carro muito barato afetará as variáveis Microeconômicas, mas não as Macroeconômicas.
Ainda que sejam muito diferentes, não são totalmente independentes e precisamos de ambas para compreender a economia.
Please connect with me - I'm always happy to befriend.
(Caso queira conectar-se comigo, estou sempre feliz em ajudar.)