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O que é SOV - Share of Voice ?

O que é SOV - Share of Voice ?

O cálculo de SOV - Share of Voice é realizado para que se compreenda a fatia total das conversas sobre a marca ou produto em relação ao ambiente competitivo.



Originalmente surgiu como um cálculo para medir a quantidade relativa de espaço publicitário, mas logo foi reaproveitado para as conversas nas mídias sociais.

O cálculo é bastante simples. Basta multiplicar o número total de menções da marca por 100 e dividir este total pela soma das menções da marca e seus concorrentes.


Alguns cuidados e dicas no momento de calcular o SOV:

A multiplicação por 100 no dividendo nem sempre é necessária. A depender de onde esteja fazendo o cálculo (como Excel), é melhor não colocar a multiplicação. Assim, o resultado vai ser formatado como 0,54 ao invés de 54, por exemplo, e basta trocar o “Formato de Número” para “Porcentagem” e o programa já exibe 54%.

Um cálculo de Share of Voice pode – e deve – levar em conta o sentimento das menções. Afinal de contas, não adianta ter 80% do Share of Voice se forem de pessoas falando mal de sua marca. Compare as fatias de SOV PositivoSOV NeutroSOV Negativo.

Lembrar que para o SOV estar totalmente exato, seria necessário monitorar todos os concorrentes. Como na maioria dos segmentos isto é impeditivo, monitorar um pequeno número dos principais concorrentes é vantajoso e útil, mas no momento da análise lembre-se disto. Fique alerta para novos players surgindo no mercado!

Retirar o conteúdo oficial da marca (posts e tweets) para não inflacionar o total. Os compartilhamentos, retweets e replicações devem permanecer, entretanto.

Já este volume de mensagens da marca, retiradas do total, serve para comparar os esforços com os concorrentes. Você aproveita e descobre: “estamos publicando demais?”; “é possível publicar mais e manter a taxa de engajamento?”; “em que mídias a voz dos concorrentes está mais intensa?”.

Para afinar os resultados, faça dois tipos de SOV: Espontâneo e o Estimulado. No primeiro, calcula-se as menções não explicitamente geradas pela comunicação da marca (como expressões de consumo). No segundo, as que foram influenciadas por comunicação, conteúdo e mídia da empresa.


brazilsalesforceeffectiveness@gmail.com

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