Views

Protege Cópia

O que é o Six Sigma?

Pharma, Sales, Marketing and Financial Terms - O que é o Six Sigma?



O Seis Sigma - ou Six Sigma (em inglês) - é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela Motorola para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos.

Um defeito é definido como a não conformidade de um produto ou serviço de acordo com suas especificações esperadas pela implementação Six Sigma

Six Sigma também é definido como uma estratégia gerencial para promover mudanças nas organizações, fazendo com que se chegue a melhorias nos processos, produtos e serviços para a satisfação dos clientes. Diferente de outras formas de gerenciamento de processos produtivos ou administrativos o Six Sigma tem como prioridade a obtenção de resultados obtidos através do planejamento clara, tanto de qualidade como financeiro.

A razão principal para as empresas adotarem a Six Sigma prende-se com o aumento das margens de lucro. Parte desse propósito é conseguido através da redução contínua da variação nos processos, eliminando defeitos ou falhas nos produtos e serviços.

Hoje em dia, o Six Sigma é visto como uma prática de gestão voltada para melhorar a lucratividade de qualquer empresa, independentemente do seu porte.

Atualmente, o Six Sigma tem a finalidade de aumentar a participação de mercado, reduzir custos e otimizar as operações da empresa que o utiliza.

Num sentido mais amplo, o Six Sigma envolve a alocação das pessoas mais competentes, munindo-as dos meios e apoios necessários, para que o trabalho desenvolvido seja executado ininterruptamente.

A qualidade não é vista pelo Six Sigma na sua forma mais tradicional, isto é, a simples conformidade com normas e requisitos da organização. A este respeito e como diz Mikel Harry, conhecido por ser o arquiteto e o padrinho da Six Sigma, uma coisa é estar no negócio da qualidade. Outra coisa é estar na qualidade do negócio. O Six Sigma é definido como o valor agregado por um amplo esforço de produção com a finalidade de atingir objetivos definidos na estratégia organizacional.

Six Sigma é uma excelente solução de médio e longo prazos, e se aplicado com seriedade. Neste aspecto muitas empresas têm tido sucesso em sua aplicação.


Projetos Six Sigma seguem duas metodologias inspiradas pelo ciclo Plan-Do-Check-Act de Walter A. Shewhart (amplamente difundidas por W. Edwards Deming, no Japão pós-guerra). Estas metodologias, compostas de cinco fases cada, são chamadas pelos acrônimos DMAIC e DMADV.


DMAIC é usado para projetos focados em melhorar processos de negócios já existentes. 
DMADV é usado para projetos focados em criar novos desenhos de produtos e processos.
Contudo, o Six Sigma abrange não só o pensamento estatístico, mas também, o alinhamento da qualidade com as estratégias da organização, além da forte ênfase na relação custo-benefício dos projetos de melhoria.

CARACTERÍSTICAS

Six Sigma contempla características de outros modelos de qualidade, tais como:
Ênfase no controle da qualidade.
Análise e solução de problemas usando os recursos disponíveis de uma forma correta.
Uso sistemático de ferramentas estatísticas.
Utilização do DMAIC (define-measure-analyse-improve-control: definir, medir, analisar, melhorar, controlar) e do PDCA (plan-do-check-act: planejar, executar, verificar, agir);


Contudo, o Six Sigma abrange não só o pensamento estatístico, mas também, o alinhamento da qualidade com as estratégias da organização, além da forte ênfase na relação custo-benefício dos projetos de melhoria.