O que é Mindshare em Marketing?
A abordagem e percepção capaz de medir a forma como um cliente pensa em determinadas marcas, em certa categoria de produto é chamada de Mindshare. Caso um cliente pense mais na marca X do que na Y no momento da compra, isso significará que o cliente pensa na marca X com maior frequência do que na Y durante o momento da compra. Ou seja, a marca X tem um Mindshare maior. As equipes de marketing têm o desafio de construir, consolidar e proteger o Mindshare através de posicionamento e comunicação eficientes.
Posicionamento da Marca
O posicionamento de marca é o espaço mental que uma marca ocupa na cabeça do público alvo. Quando os consumidores são convencidos de que a marca proposta reúne um conjunto de características que trazem mais benefícios o Mindshare é maximizado. A experiência de utilização do produto é um fator determinante maior do que apenas a comunicação para chamar atenção ás qualidades da marca.
Imagem
A consistência da imagem e da experiência são essenciais para aprimorar o Mindshare, produtos são comprados por causa do que significam e não pelo que fazem. Marqueteiros devem desenvolver uma identidade de marca e um programa de comunicação que apresente e reforce a mesma mensagem de marca consistentemente por toda mídia.
Demonstrar consistência quanto a imagem e a experiência é essencial para aprimorar o Mindshare. O significado do produto é que efetuará a venda do mesmo e não apenas o que ele realiza. A necessidade de criar uma identidade para a marca precisa ser apoiado por um sólido programa de comunicação que reforce a principal mensagem da marca numa abordagem multichannel.
Top of Mind
Todos os consumidores conseguem pensar apenas num diminuto número de marcas dentro de uma categoria de produto. Conseguir consolidar uma marca líder envolve atingir o status de top of mind com o maior número possível de consumidores. Algumas marcas, como Bombril, Aspirina ou Durex, atingiram um status top of mind tão forte em seus setores que se tornaram termos genéricos para suas categorias.
Participação de mercado
Ser Share of mind não significa necessariamente ter participação de mercado igual. Antes, a participação de mercado mede a amplitude da posição da empresa no mercado, enquanto pode-se dizer que Mindshare mede a profundidade desta". Todavia, construir uma marca top of mind finda por auxiliar e facilitar as demais atividades de marketing, pois tanto a percepção quanto a preferência pela marca serão altas.
Liderança de ideias
É importante não ignorar a dica a seguir: Publicar ensaios, estudos ou artigos confiáveis sobre questões importantes no mercado onde se quer ampliar o Mindshare é crucial. Os produtos devem ser posicionados com especialistas respeitados. Tal reputação desenvolve e amplia a confiança dos clientes, ajustando o status top of mind. No marketing business-to-business, equipes de marketing fixam seu objetivo em ampliar o Mindshare operando programas de liderança com ideias inovadoras.
Please connect with me - I'm always happy to befriend.
(Caso queira conectar-se comigo, estou sempre feliz em ajudar.)