O Presidente do Conselho de Administração (em inglês simplesmente Chairman) é o mais alto representante de um grupo empresarial ou empresa individual, nomeadamente num conselho de administração, comitê ou assembleia deliberativa. A pessoa que toma posse do cargo é normalmente eleita ou nomeada pelos membros do grupo. O Chairman preside às reuniões do grupo e conduz a ordem dos trabalhos. Quando os membros não estão reunidos em sessão, os deveres do Chairman passam por atuar como o mais alto representante do grupo e seu porta-voz. Em algumas empresas, esse título pode ser simplesmente chamado de Presidente.
Muitas vezes, utiliza-se apenas o termo Chair porque Chairman se torna uma palavra muito sexista porque o termo man refere-se a homens.
Embora Chairwoman seja usado às vezes como uma contraparte feminina de Chairman, os termos Chair e Chairperson às vezes são usados para evitar títulos de gênero diferente. A National Association of Parliamentarians (Associação Nacional dos Parlamentares) não aprova uso de Chairperson.
O Vice-Chairman, é o secundário do Chairman, às vezes é escolhido para assistir ao Presidente e o representa, em caso de ausência ou quando um movimento envolvendo o Chairman está sendo discutido. Na ausência do Chairman e Vice-Chairman, os grupos, por vezes, elegem um Chairman temporário para preencher o papel de uma única reunião.
O termo Chair pode ser uma referência ao lugar do qual o titular do cargo preside, seja em uma cadeira, em um púlpito, ou em outro lugar. Durante as reuniões, costuma-se dizer que a pessoa que preside está in the chair (na cadeira, em português).
Comente e compartilhe este artigo!⬛◼◾▪ Social Media ▪◾◼⬛⬛◼◾▪ Blogs ▪◾◼⬛• SFE® • SFE Tech® • SFE Terms® • SFE Books® • SFE Biography®
⬛◼◾▪ CONTATO ▪◾◼⬛
Nenhum comentário:
Postar um comentário