Acredito que todos já ouviram falar das gerações:
Baby Boomers: 1945-1964Geração X: 1965-1981Millennials: 1982-2000Geração Z: 2000 – atual
O conceito de Perennials – cuja tradução é literal: perenes – surgiu como um contraponto à tendência de categorizar as gerações por idade e características relacionadas ao seu tempo, mais especificamente aos Millennials, ou à Geração Y. Os Perennials não pertencem a uma geração específica: são indivíduos de qualquer idade, atualizados tecnologicamente e com amigos também de qualquer idade.
As mulheres acima dos 40 puxam a fila quando chegam a essa idade, alcançando um grau de maturidade em que a aprovação dos outros deixa de ser imprescindível. Ficam mais leves, mais donas de si e bancam suas escolhas, mesmo que discordem da maioria.
Os Perennials trata-se de uma geração que representa um novo lifestyle ageless – estilo de vida sem idade ou atemporal. Em 2017, a agência de marketing britânica SuperHuman (SuperHuman, 2018), especializada no público feminino, identificou uma tendência que já é muito presente na prática: tornou-se ultrapassada entre as mulheres a ideia de meia-idade. Mais de 500 mulheres acima de 40 anos foram ouvidas no Reino Unido, e os resultados indicaram que dois terços delas creem estar no auge da vida, enquanto 67% declararam se sentir mais confiantes do que há dez anos e 84% defendem que a idade não pode defini-las. Ter passado dos 40, hoje, é muito diferente do que 15 anos atrás . Essas mulheres têm sede de experiências tanto quanto as Millennials.
96% das mulheres com mais de 40 anos não se sentem de meia idade, 80% acreditam que os pressupostos da sociedade sobre as mulheres de meia idade não representam suas vidas, 67% se consideram em sua plenitude de vida.
Para Gina Pell, chefe de conteúdo da The What, uma lista inteligente para pessoas curiosas (The What, 2018): "padrões geracionais não são adequados para indicar as características e qualidades de alguém". Em vez deles, Pell recomenda a análise do conceito de Perennial.
O nome Perennial foi cunhado pela própria Gina e citado pela primeira vez em uma matéria da revista Fast Company, no final de 2016. Desde então, o termo popularizou-se rapidamente, marcando presença nas páginas de jornais, como The Telegraph e El País.
De acordo com Gina, Perennial é um indivíduo cujo estilo de vida contém gostos e hábitos de diversas faixas etárias. Esse movimento, portanto, não está fundamentado em aspectos cronológicos, mas sim em identidade social.
Referências bibliográficas
Pew, 2018. Acesso em: 20/11/2018.The What, 2018. Acesso em: 20/11/2018.Yaccoub, 2018. Acesso em: 20/11/2018.SuperHuman, 2018. Acesso em: 20/11/2018NaPrática.org, 2016. Acesso em: 20/11/2018.IE/UFRJ, 2012. Acesso em: 20/11/2018.Diário Gaúcho, 2016. Acesso em: 20/11/2018.Stanford Center on Longevity, 2017. Acesso em: 20/11/2018.Easy Life Cover, 2014. Acesso em: 20/11/2018.UC Berkeley, 2010. Acesso em: 20/11/2018.Wharton University of Pennsylvania, 2010. Acesso em: 20/11/2018.Voe Gol, 2017. Acesso em: 20/11/2018.South by Southwest Music Festival, 2018. Acesso em: 20/11/2018
Comente e compartilhe este artigo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário