Nos Estados Unidos, uma GPO - Group Purchasing Organization - Organização de Compras em Grupo - é uma entidade criada para alavancar o poder de compra de um grupo de empresas para obter descontos de fornecedores com base no poder de compra coletivo dos membros do GPO.
Muitos GPOs são financiados por taxas administrativas pagas pelos fornecedores supervisionados pelos GPOs. Alguns GPOs são financiados por taxas pagas pelos membros compradores. Alguns GPOs são financiados por uma combinação desses dois métodos. Essas taxas podem ser definidas como uma porcentagem da compra ou como uma taxa fixa anual. Alguns GPOs estabelecem níveis de participação obrigatórios para os seus membros, enquanto outros são completamente voluntários. Os membros participam com base em suas necessidades de compra e em seu nível de confiança no que deveria ser um preço competitivo negociado por seus GPOs.
A compra em grupo é usada em muitas indústrias para comprar matérias-primas e suprimentos, mas é uma prática especialmente comum na indústria de alimentos, saúde, eletrônica, manufatura industrial e indústrias agrícolas. Nos últimos anos, as compras em grupo começaram a criar raízes na comunidade sem fins lucrativos. As compras em grupo entre organizações sem fins lucrativos ainda são relativamente novas, mas estão rapidamente a tornar-se um lugar comum, uma vez que também visam encontrar formas de reduzir despesas gerais. No campo da saúde, os GPOs têm sido mais comumente acessados por organizações de cuidados intensivos, mas clínicas comunitárias e centros de saúde sem fins lucrativos em todos os EUA também têm se envolvido em compras em grupo.
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