Views

Protege Cópia

O que é MENA - Middle East and North Africa ?

O que é MENA ?

O termo MENA - Middle East and North Africa - é o acrônimo que se refere ao Oriente Médio e Norte da África.



O MENA é geralmente agrupado por organizações internacionais, econômicas e acadêmicas. A sigla, muitas vezes considerada intercambiável com o termo "grande oriente médio" e, em alguns casos, o "mundo árabe". Tem diferentes variações de países incluídos, dependendo da organização definidora. Aqui, fornecemos a lista completa dos países do MENA e os dados que os acompanham, e sejam úteis, para aqueles que pesquisam, investem ou viajam na região. A lista está em ordem alfabética, inserindo dados mais especializados da região, filtrados por PIB, subseção geográfica, população e idioma.

O Oriente Médio foi um termo eurocêntrico cunhado durante o século XIX, referindo-se a uma área trans-continental entre o Norte da África (Egito) e o Sudoeste Asiático. Com o tempo, seu uso tornou-se comum entre europeus e não-europeus, no entanto, a ambiguidade de quais países a região geográfica realmente inclui permanece um problema hoje. Para este fim, organizações internacionais como o Banco Mundial e o UNICEF começaram a usar termos mais específicos, como o MENA, para se referir à região que se estende horizontalmente do Marrocos ao Sudoeste Asiático. A sigla às vezes é análoga ao termo "Grande Oriente Médio", cunhado pelo segundo governo Bush para se referir à região do Oriente Médio e também a outros países de maioria muçulmana, como Irã, Turquia e Paquistão. No entanto, enquanto o termo MENA é quase sempre inclusivo do Irã, normalmente não inclui a Turquia, e o Afeganistão.

Devido à ambiguidade geográfica e à natureza eurocêntrica do termo Oriente Médio, algumas pessoas preferem o uso dos termos Mundo Árabe, WANA (West Asia and North Africa | Ásia Ocidental e Norte da África) ou NAWA menos comum (North Africa-West Asia |Norte da África-Oeste da Ásia). Tanto o mundo árabe quanto a região MENA permanecem os termos mais comuns e são usados pela maioria das organizações, instituições acadêmicas e entidades políticas de forma flexível, incluindo os da própria região. O Banco Mundial, o PNUD e até mesmo o CSNU usam ambos os termos.

MENAP

A partir de abril de 2013, o Fundo Monetário Internacional começou a usar uma nova região analítica chamada MENAP (Oriente Médio, Norte da África, Afeganistão e Paquistão), que acrescenta o Afeganistão e o Paquistão aos países do MENA. Agora MENAP é o proeminente agrupamento econômico nos relatórios do FMI.

MENAT

O termo MENAT foi usado para incluir a Turquia na lista de países MENA.

A região MENA compõe cerca de US$ 3,3 trilhões de dólares em Produto Interno Bruto todos os anos, o que corresponde a cerca de 4,5% do PIB mundial. Embora apenas uma pequena porcentagem do PIB mundial, a região também tem uma população relativamente pequena. A grande maioria das pessoas na região MENA vivem em países de renda média e, apesar do tamanho, a área também reivindica 60% de reservas de petróleo e 45% de gás natural no mundo, tornando a região MENA um participante global no setor econômico. perspectiva.

Como o acrônimo MENA sugere, a região se estende por um único continente, tornando confuso, por vezes, ao agrupá-los.


Sub-regiões

Devido à ampla extensão da região MENA, ela se sobrepõe a outras sub-regiões usadas para agrupar países no norte da África e no sudoeste da Ásia 


GCC

GCC significa Gulf Corporation Council, agora formalmente conhecido como Conselho de Cooperação para os Estados Árabes do Golfo, e é uma união política e econômica transnacional dos países árabes ao redor do Golfo Pérsico. Com exceção do Iraque, todos os estados árabes que fazem fronteira com o golfo formam o sindicato, compondo os membros (alfabeticamente) Barein, Kuwait, Omã, Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Desde a sua criação em 1981, os membros do GCC não mudaram e se concentram na integração e cooperação econômica, científica e tecnológica em toda a região. Cada um dos países do GCC estão contidos na região do MENA.


Atualização do GCC de 2017

O GCC está atualmente em estado de crise devido às tensões entre o Catar e os outros estados do GCC. Embora haja demasiada complexidade nesta questão para abordar detalhadamente aqui, o que deve ser dito é que há receios de que o GCC, ou pelo menos na sua forma histórica, possam mudar ou desaparecer todos juntos.


Levante

O termo do Levante tem conotações históricas do 13º século, originalmente referindo-se a países do leste do Mediterrâneo. Hoje, quase sempre se refere a Chipre, Israel, Jordânia, Líbano, Palestina, Síria e Turquia e tipicamente também inclui Egito, Grécia, Líbia e Turquia. O Levante é geralmente considerado próximo da palavra árabe Mashriq, traduzindo para "a terra onde o sol nasce". Como tal, o termo é frequentemente sinônimo dos termos "Próximo Oriente, Médio Oriente e Mediterrâneo Oriental". O Levante se sobrepõe à região MENA, mas Chipre e Grécia fazem parte do Levante,não fazendo parte do MENA. A Turquia é considerada, e às vezes incluída, nas regiões do Levante e do MENA.


Norte da África

O norte da África refere-se estritamente à parte mais setentrional do continente africano e inclui (alfabeticamente) Argélia, Egito, Líbia, Marrocos, Sudão, Tunísia e Saara Ocidental, conforme definido pelas Nações Unidas. Como o MENA se refere ao Oriente Médio e à África do Norte, todos esses países são às vezes incluídos na região do MENA, no entanto, o Sudão e o Saara Ocidental nem sempre são incluídos porque geralmente não são considerados países do Oriente Médio. Argélia, Egito, Líbia, Marrocos e Tunísia são sempre considerados parte da região do Oriente Médio e o Norte da África. É importante notar também que o Egito é considerado transcontinental porque também se estende para a Ásia.


Fazendo negócios na região MENA

Os negócios na região do MENA variam muito de país para país, mas existem pontos em comum, especialmente entre os países de maioria muçulmana. Abaixo listamos algumas dicas breves para fazer negócios na região MENA.

A hospitalidade e a sensibilidade cultural são fundamentais, pois cada país da região MENA tem diferentes saudações, estilos de reunião e códigos de vestimenta apropriados. Antes de fazer negócios em um país da região MENA, vale a pena fazer algumas pesquisas sobre esse estado específico, cidade e setor de negócios porque isso varia muito. Algumas semelhanças entre todos os países são que 1) a hospitalidade é muito importante para os países da região MENA porque estabelecer confiança e amizade é geralmente considerado sinônimo do processo de negócios, 2) O código de vestuário é tipicamente modesto para homens e mulheres, o que significa que são preferidos em vez de shorts e mangas compridas são preferidos sobre algo que mostra seus braços, e 3) A consideração religiosa é muito importante, pois muitos países na região MENA são maioria muçulmana ou o Islã é a religião oficial do estado, o significado requer considerações com reuniões agendadas e horários de oração, feriados islâmicos e servindo carne de porco ou álcool, ambos os quais são proibidos. Estes novamente podem variar de país para país, mas são um bom começo para entender as práticas comerciais exclusivas na região. Lembre-se de que há certamente mais semelhanças entre os negócios na região MENA e outras regiões do mundo do que as diferenças!

Perguntas frequentes

Para finalizar nosso artigo sobre a região MENA, incluímos algumas perguntas frequentes. Se você tiver outras dúvidas, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco. Obrigado pela leitura!


A Turquia faz parte da MENA?

A Turquia muda entre ser considerada parte do Oriente Médio e da Europa. Devido ao fato de que grande parte da região MENA já foi governada, mas o império turco otomano há fortes laços entre a Turquia e o resto da região MENA. Mesmo hoje, a Turquia é um destino extremamente popular para a maioria dos árabes, que viajam para lá em férias, investimentos imobiliários e sua nova indústria de turismo médico . Dito isso, a Turquia tem laços igualmente fortes com a Europa e foi a capital do império romano oriental em certo ponto. Recentemente, a Turquia empurrou para entrar na União Europeia. Se fosse para entrar na União Europeia, provavelmente seria considerado um país europeu lá depois. Então, em suma, só às vezes a Turquia é considerada parte do MENA e pela definição mais usada, não é.

O Irã é parte da MENA?

O Irã é tipicamente considerado parte da região MENA, mas depende da organização ou do governo e de como eles definem o grupo de países. A região MENA é definida estritamente geograficamente, razão pela qual o Irã é tipicamente incluído, apesar de não fazer parte do “Mundo Árabe” ou outros termos usados ​​para descrever grupos regionais baseados em cultura ou idioma.


O Paquistão é parte da MENA?

O Paquistão normalmente não está incluído na região do Oriente Médio e Norte da África, porque geralmente é definido como abrangendo horizontalmente de Marrocos ao Irã. No entanto, não há uma definição universal da região, então é possível que ela seja incluída com base em quem você pergunta.

O Afeganistão é parte da MENA?

O Afeganistão normalmente não é incluído na região do Oriente Médio e Norte da África, porque geralmente é definido como abrangendo horizontalmente do Marrocos ao Irã. No entanto, não existe uma definição globalmente acordada da região MENA, portanto é possível que o Afeganistão seja incluído com base em quem você pergunta.


Comente e compartilhe este artigo!

⬛◼◾▪ Social Media ▪◾◼⬛
• FACEBOOK • TWITTER • INSTAGRAM  • TUMBLR   GOOGLE+   LINKEDIN   PINTEREST

⬛◼◾▪ Blogs ▪◾◼⬛
• SFE®  • SFE Tech®  • SFE Terms®  • SFE Books®  • SFE Biography®
⬛◼◾▪ CONTATO ▪

Nenhum comentário:

Postar um comentário