Views

Protege Cópia

O que é a GAFTA - Greater Arab Free Trade Area ?

O que é a GAFTA - Greater Arab Free Trade Area ?

GAFTAÁrea de Livre Comércio Árabe Maior - é uma zona de livre comércio pan-árabe que surgiu em 1997. Foi fundada por 14 países: Barein, Egito, Iraque, Kuwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Omã, Catar , Arábia Saudita, Sudão, Síria, Tunísia e Emirados Árabes Unidos.


A formação da GAFTA seguido da adoção do "Acordo para facilitar e desenvolver o comércio entre os países árabes" (1981) pelo Conselho Social e Econômico da Liga Árabe e (ESC) e a aprovação de dezessete estados da Liga Árabe - membros da cúpula em Amã, Jordânia do "Acordo da Área de Livre Comércio dos Grandes Árabes" (1997). Em 2009, a Argélia se juntou ao GAFTA como o 18º estado-membro. O GAFTA é supervisionado e executado pelo ESC.

Os membros participam em 96% do total do comércio interno árabe e 95% com o resto do mundo, aplicando as seguintes condições:

- Taxas inter-aduaneiras

Para reduzir as alfândegas dos produtos árabes em 10% ao ano, os 14 estados árabes informaram seus programas de tarifas alfandegárias ao Conselho de Segurança da Liga Árabe para coordená-los. A Síria foi exceção e usa o sistema de tarifas de Bruxelas.

Aplicando a localidade dos produtos árabes

Todos os membros compartilharam seus padrões e especificações para ajudar seus produtos a se moverem suavemente de um país para outro.A Liga também criou um projeto para aplicar o Pacto da Agricultura Árabe, que envolve compartilhar os padrões do setor agrícola e injetar várias restrições e especificações. A Liga Árabe concedeu exceções, o que permitiu uma alíquota alfandegária para certas mercadorias a 6 membros, para várias mercadorias, mas pedidos de exceções adicionais foram rejeitados por Marrocos, Líbano e Jordânia.

Setores privados

A Liga criou um banco de dados e um serviço para informar e promover os benefícios do setor privado.

Comunicação

O Conselho Econômico e Social, em sua 65ª reunião, concordou em apontar uma base de comunicação para facilitar a comunicação entre os Estados membros e trabalhar para facilitar a interação entre os setores público e privado, a fim de aplicar a Área de Livre Comércio Árabe Maior.

Tarifas alfandegárias

Na 67ª reunião, o Conselho Econômico e Social concordou que uma redução de 40% nas alfândegas sobre bens nos últimos quatro anos da GAFTA continuaria e, seguindo as decisões da Cúpula de Amã, os membros farão esforços para eliminar todos os quesitos alfandegários em bens locais.



Comente e compartilhe este artigo!
⬛◼◾▪ Social Media ▪◾◼⬛
• FACEBOOK • TWITTER • INSTAGRAM  • TUMBLR   GOOGLE+   LINKEDIN   PINTEREST

⬛◼◾▪ Blogs ▪◾◼⬛
• SFE®  • SFE Tech®  • SFE Terms®  • SFE Books®  • SFE Biography®
⬛◼◾▪ CONTATO ▪

Nenhum comentário:

Postar um comentário