A crescente adoção da Internet e das mídias sociais facilitou o surgimento de POLs - Patient Opinion Leader (Pacientes Líderes de Opinião). Esses indivíduos influentes estão vivendo com uma doença crônica e estão escrevendo sobre suas experiências em blogs da Internet e sites de mídia social.
Pacientes populares e de alta confiança são rotulados como POLs porque seu trabalho influencia a tomada de decisão de outros pacientes. Os principais POLs têm dezenas de milhares de seguidores que se inscrevem em seus sites, blogs e contas de mídia social online.
Os POLs geralmente se concentram em uma área terapêutica e fornecem informações relacionadas à doença, opções de tratamento e apoio emocional a outros pacientes. Além disso, alguns POLs são ativistas da saúde que ajudam a moldar as políticas de saúde e fornecem informações para o projeto de ensaios clínicos, incluindo o desenvolvimento de endpoints.
À medida que os cuidados de saúde aumentam seu foco para centrar-se no paciente individual, as empresas farmacêuticas e agências governamentais procurarão POLs para suas perspectivas pessoais.
Uma metodologia formal para medir a influência e alcance dos POLs ainda não foi estabelecida. Sua influência na Internet pode ser determinada pelo tamanho de seu público (por exemplo, seguidores do Twitter), relevância do conteúdo postado para o estado de interesse da doença, frequência do conteúdo postado e confiabilidade percebida com base em várias escalas (como por exemplo, algoritmo PageRank do Google).
Ao caracterizar e indexar POLs, as partes interessadas podem facilmente se envolver com eles para incorporar a voz do paciente em ensaios clínicos, pesquisa de mercado, política de saúde e marketing.
Como exemplo, os pesquisadores podem capturar e aproveitar o grande público de um POL influente para recrutar pacientes para um ensaio clínico ou obter feedback sobre os desfechos de um ensaio clínico a partir das perspectivas dos pacientes.
Comente e compartilhe este artigo!
APROFUNDE-SE MAIS
+ Livros:
Leia sobre os KAMs:
Talvez queira ler também:
- As 7 Etapas de um KAM Plan
- 5 Fatores de Sucesso de uma Estratégia KAM
- O que é preciso para ser um Key Account Manager de Sucesso ?
- São os KAMs - Key Account Management - o futuro da Indústria Farmacêutica?
Talvez queira ler também:
- Um dia na vida de um Representante de Vendas da Indústria Farmacêutica
- Então você quer ser um Representante de Vendas da Indústria Farmacêutica?
- Atração de novos clientes - Precisamos dos Reps de Vendas Tradicionais?
- Repensando a Produtividade na Indústria Farmacêutica - Como Acionar o Motor da Produtividade?
- Foco na Experiência do Cliente - Precisamos dos Reps de Vendas Tradicionais?
- Breve Recapitulação da História - O Representante Farmacêutico que faz Visitas Médicas Produtivas
- Controle e Gestão - Precisamos dos Reps de Vendas Tradicionais?
- A Transferência de Crenças e o Domínio sobre tudo o que os Produtos Fazem - O Representante Farmacêutico que faz Visitas Médicas Produtivas
- O eDetailing substituirá os Representantes Farmacêuticos?
- Representante Farmacêutico - Sim, Alguns Médicos parecem não ouvir. Acostume-se! - O que Falar ou Não Falar a um Médico
- Representante Farmacêutico - Não questione os Tratamentos - O que Falar ou Não Falar a um Médico
- Representante Farmacêutico - Cuide da Linguagem - O que Falar ou Não Falar a um Médico
- Representante Farmacêutico - Comporte-se como um Médico, Faça como Fazem - O que Falar ou Não Falar a um Médico
- Ribeirão Preto | Campinas - São Paulo - Visitas Proibidas aos Representantes
- Goiânia - Distrito Federal - Visitas Proibidas aos Representantes
- Polônia - Visitas Proibidas aos Representantes
- Brisbane - Austrália - Visitas Proibidas aos Representantes
- Visitas Proibidas aos Representantes
- O Propagandista e sua Vida como Analista de Mercado - Visão Estratégica
- O Propagandista e sua Vida como Analista de Mercado - Comprometido
- O Propagandista e sua Vida como Analista de Mercado - 4 Importantes Características
- O Propagandista e sua Vida como Analista de Mercado
- Propagandista - Como Analista de Mercado - Gestão do Conhecimento
- Propagandista - Algumas Competências e seus respectivos Comportamentos
- Propagandista Vendedor na Indústria Farmacêutica - Algumas Responsabilidades
- O Propagandista - Para Iniciantes
Veja o vídeo abaixo sobre liderança:
Nenhum comentário:
Postar um comentário