A sigla PBM - Programa de Benefício em Medicamentos (Pharmacy Benefit Managers) surgiu no mercado norte-americano em meados dos anos 1980. Estima-se que já tenha beneficiado cerca de 200 milhões de pessoas.
No Brasil, esse tipo de programa só começou a aparecer na década de 1990. Apesar do PBM ter se popularizado entre as farmácias e drogarias, oferecendo aos consumidores os descontos, ainda está muito longe de atingir uma parcela significativa para uma população de brasileiros. É um mercado onde ainda possui muitas oportunidades.
Para viabilizar os descontos, as empresas de PBM mantêm parceria com as Indústrias Farmacêuticas, que disponibilizam seus medicamentos e seus respectivos descontos nos programas de benefícios.
Para ter acesso à lista de medicamentos e aos descontos, as farmácias e drogarias devem se credenciar com as empresas de PBM. Com a liberação do cadastro, esses estabelecimentos estão aptos a consultar a lista, comercializar os medicamentos utilizando os descontos do PBM e realizar a gestão dos programas de benefícios.
Os descontos praticados no PBM são tabelados e, portanto, oferecem mais competitividade às farmácias de qualquer porte. O PBM promove vantagem financeira com o aumento de vendas e do ticket médio no PDV, já que os clientes geralmente utilizam mais de um medicamento ou acabam adquirindo mais de um produto.
Além disso, promovem a satisfação e fidelização dos clientes, que se beneficiam pela economia trazida pelos descontos, que também incentiva a adesão aos tratamentos médicos. Atualmente, existem milhares de medicamentos disponíveis no PBM, possibilitando que os pacientes iniciem e concluam o tratamento no prazo indicado pelo médico, o que diminui a reincidência de doenças e melhora a saúde da população.
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