O Farma Non-Retail é constituído por medicamentos com um alto custo, limitando a acessibilidade do paciente que não tem recursos para sua aquisição.
Os tratamentos cobertos por Farma Non-Retail geralmente envolvem dezenas ou centenas de milhares de reais e são comprados ou reembolsados por pagadores públicos (governo) ou privados (planos de saúde).
O perfil destes medicamentos geralmente envolvem: oncologia, imunologia, doenças raras e o uso hospitalar. O processo geralmente é complexo:
Constar na lista: O medicamento prescrito deve constar da lista de padronização do serviço de saúde que for utilizado.Aprovação da Fonte Pagadora: Em seguida deve haver a aprovação da fonte pagadora (SUS ou Plano de Saúde);Liberação do Medicamento: Somente após a liberação da fonte pagadora é que o medicamento será liberado.Processo de Judicialização: Apenas nos casos onde o medicamento prescrito não for coberto pelo Sistema de Saúde, o paciente entrará com um processo exigindo a compra do mesmo, através de um processo de judicialização.
Claro, existem detalhes e características intrínsecas a cada uma das operações. Detalharemos aqui aquelas diferenças mais relevantes.
Comente e compartilhe este artigo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário