O KOIs - Key Online Influencers (Principais Influenciadores Online) é atualmente identificados como DOL - Digital Opinion Leader (Líder de Opinião Digital).
Os KOIs não são tão diferentes dos KOLs - Key Opinion Leader (Líder de Opinião) tradicionais, especialmente na forma como sempre houve uma pequena porcentagem de pessoas que falaram com as massas... e suas opiniões muitas vezes escoaram para baixo (influenciou outros). Agora, o trabalho dos profissionais de marketing com KOIs muitas vezes replica o que foi feito com KOLs, mas de maneira muito mais rápida.
Para entender a importância do grupo de influenciadores KOI, é fundamental primeiro entender um modelo de influenciador chamado 1-9-90. A realidade é que hoje, a conversa on-line em torno de qualquer marca é criada por cerca de 1% desse público total, enquanto 9% geralmente comentam/compartilham/agradecem. Basicamente, essas pessoas estão amplificando seu conteúdo trazendo-o para os 90% que estão à espreita e aprendendo. Esse modelo é um fator importante tanto nos algoritmos de mídia social quanto nos resultados de pesquisa; então, torna-se uma ferramenta poderosa uma vez que aprenda a aproveitá-la.
A chave é seguir quem e o que importa para sua marca. Você deve saber com precisão quem compõe as pessoas no 1% e entender o comportamento dos 9% para que você possa alcançar mais efetivamente os 90%. Concentre-se nos bits relevantes e influentes em vez de tentar seguir e analisar todos - assim diluindo seus esforços. Em outras palavras, não tente abraçar tudo.
A pegada dos KOIs se estende por mídias sociais, fóruns, blogs e sites. KOIs não são apenas médicos proeminentes. Um KOI também pode ser um médico aposentado com um blog ou talvez alguém que escreve um blog de farmácia. Podem ser profissionais de saúde aliados, enfermeiros, pesquisadores, cuidadores e pacientes super engajados. Eles podem até ser um grupo de pacientes, como as pessoas que se juntam num site de fórum para pessoas que têm problemas.
Obviamente - e espero que esta seja óbvia - a lista de KOIs de cada marca será diferente. Essa lista vai refletir os interesses, necessidades e desejos do seu público-alvo. Mas a verdadeira questão é se realmente quer saber o que está acontecendo no seu canto do mundo. Tem que ir além de identificar e conhecer todos os seus KOLs tradicionais, agora também é fundamental passar o tempo identificando, conhecendo e cultivando relacionamentos com os KOIs.
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