As nomenclaturas IaaS, PaaS e SaaS referem-se ao modelo de disponibilização de soluções em nuvem. Os termos significam respectivamente: IaaS – Infrastructure as a Service (Infraestrutura como Serviço), PaaS – Plataform as a Service (Plataforma como Serviço) e SaaS – Software as a Service (Software como Serviço).
O sistema SaaS é um software que pode ser utilizado de qualquer computador ou ponto de acesso, dependendo apenas de um login de usuário. Sua característica principal é estar hospedado na nuvem, o que dispensa a necessidade de instalação. Logo, é por isso que se torna um recurso que permite trabalhar remotamente.
Esse O nome SaaS ajuda a entender o esquema de funcionalidade da plataforma, uma vez que é uma aplicação online em que se pode realizar várias tarefas operacionais e de gestão. Basta acessar a plataforma e começar a trabalhar de onde quer que seja.
O modelo SaaS se tornou bastante popular, prova disso é a grande quantidade de empresas que vendem seus serviços a partir dessa abordagem. Para quem é cliente, a contratação torna o uso muito mais funcional, flexível, prático e seguro.
Alguns exemplos de SaaS são:
- Calendário
- Ferramentas do Office, como o Microsoft Office 365
O SaaS é uma forma de entregar sistemas e aplicativos pela internet, e de armazenar e manipular dados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário