Uma POC – Proof of Concept (Prova de Conceito), trata-se de um exercício, uma maneira de verificar se uma ideia é, antes de tudo, viável num determinado contexto de negócio. Esse método é excelente, sobretudo ao lidarmos com inovação envolvendo alto risco de entraves e problemas (o que eu diria é o mais comum de se vivenciar no processo de desenvolvimento de software).
Como pessoa de Produto, precisamos pensar na priorização das nossas atividades, bem como avaliar se o que pretendemos construir agrega valor e vale o investimento. Parte de se alcançar a aprovação ou ter certeza que se está caminhando na direção certa envolve a atividade de avaliar e, com isso, convencer.
Pensando em desenvolvimento de software e gestão de produto digital, uma POC pode ser uma opção no processo de Discovery. Decidindo o que iremos construir, somamos esforços técnicos para avaliar se a solução mais indicada está, de fato, alinhada aos objetivos da empresa, metas do produto e requisitos de negócio, por exemplo. Aprofundando tecnicamente, também é uma maneira dos engenheiros colocarem à prova, literalmente, uma solução antes de despender tempo em testes extensos.
- Documentação que delimite bem o objeto/solução e como será realizada a prova de conceito;
- Definição de critérios de sucesso, ou seja, o que pode ou não demonstrar que aquele objeto/solução serve para o que pretendemos.
👉 Siga André Bernardes no Linkedin. Clique aqui e contate-me via What's App.
Nenhum comentário:
Postar um comentário