Propósito

✔ Brazil SFE Terms® - Acrônimos | Siglas | Esclarecimentos | Conceitos | etc ... É o lugar onde executivos e profissionais da Indústria Farmacêutica podem esclarecer o significado de acrônimos, termos ou siglas utilizados na indústria. Também poderão compartilhar aspectos e aplicabilidades destes, contribuindo com novas ideias, tendências e práticas nos comentários. Este Blog faz parte integrante do grupo AL Bernardes.

O que é uma POC?

O que é uma POC?

Uma POC – Proof of Concept (Prova de Conceito), trata-se de um exercício, uma maneira de verificar se uma ideia é, antes de tudo, viável num determinado contexto de negócio. Esse método é excelente, sobretudo ao lidarmos com inovação envolvendo alto risco de entraves e problemas (o que eu diria é o mais comum de se vivenciar no processo de desenvolvimento de software). 

Como pessoa de Produto, precisamos pensar na priorização das nossas atividades, bem como avaliar se o que pretendemos construir agrega valor e vale o investimento. Parte de se alcançar a aprovação ou ter certeza que se está caminhando na direção certa envolve a atividade de avaliar e, com isso, convencer. 

Pensando em desenvolvimento de software e gestão de produto digital, uma POC pode ser uma opção no processo de Discovery. Decidindo o que iremos construir, somamos esforços técnicos para avaliar se a solução mais indicada está, de fato, alinhada aos objetivos da empresa, metas do produto e requisitos de negócio, por exemplo. Aprofundando tecnicamente, também é uma maneira dos engenheiros colocarem à prova, literalmente, uma solução antes de despender tempo em testes extensos.

Precisamos ter em mente e sempre nos perguntarmos se o que perseguimos efetivamente resolve o problema do nosso negócio/usuário ou não, e se é escalável e extensível para melhorias e/ou novos desdobramentos dos nossos objetivos. Afinal, gestão de produto é lidar com extrema adaptabilidade e maleabilidade.

Mas, afinal, como realizar uma POC? Gosto muito de pensar que métodos e ferramentas devem ser utilizadas da maneira que conseguimos adaptar para nossa realidade, com foco em fazer funcionar e trazer resultados, mais do que seguir uma receita de bolo. Porém é importante frisar alguns pontos que envolvem, inevitavelmente, a realização de uma prova de conceito:

    • Documentação que delimite bem o objeto/solução e como será realizada a prova de conceito;
    • Definição de critérios de sucesso, ou seja, o que pode ou não demonstrar que aquele objeto/solução serve para o que pretendemos.

👉 Siga André Bernardes no Linkedin. Clique aqui e contate-me via What's App.

Comente e compartilhe este artigo!

brazilsalesforceeffectiveness@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário