Views

Protege Cópia

O que é Medicamento OTC - Over the Counter?

O que é Medicamento OTC - Over the Counter?

OTC - Over the Counter - é o termo americano que originou a sigla para os Medicamentos OTCs, também conhecidos como Medicamentos MIPs.

Todo Medicamento OTC é um medicamento de venda livre e, certamente, uma parte muito importante para o negócio de uma farmácia ou drogaria.

Veja também:

O que é Medicamento Genérico? 

O que é Medicamento?

O que é MIP - Medicamentos Isentos de Prescrição?

O que são Medicamentos Biológicos ?

O que é Medicamento Similar?

O que é Medicamento de Referência?

O que é Medicamento OTC - Over the Counter?

O que são Produtos Biofarmacêuticos?

O que é um Medicamento Órfão?

Em diversos países está havendo um crescimento na participação destes produtos no mercado farmacêutico, com base em um conceito novo de automedicação responsável. Isso porque com o passar do tempo medicamentos deste tipo vão se tornando mais conhecidos e confiáveis e suas possíveis reações vão recebendo um melhor acompanhamento, o que possibilita a isenção de prescrição médica em alguns casos.

As embalagens destes medicamentos não possuem tarjas com os dizeres de obrigatoriedade de prescrição. Geralmente são mais coloridas do que as embalagens de outras categorias farmacêuticas ficando ao alcance do cliente nas farmácias e drogarias facilitada pela sua visualização. Entretanto deve-se tomar cuidado especial ao distribuir os medicamentos de venda livre nas gôndolas e prateleiras, para que o consumidor possa encontrá-los mais facilmente.

Os recursos de merchandising podem ser amplamente utilizados para divulgar a presença do produto na farmácia, sendo permitido também o uso de peças promocionais, como cartazes, faixas, displays, relógios de parede, entre outros.

Medicamento OTC não consta na Portaria 344. O documento diz respeito às administrações sujeitas a controle especial e, portanto, conta apenas com remédios de venda controlada.

Todavia, apesar de garantir a liberdade de expressão, a Constituição Federal também estabelece limites à propaganda de produtos sujeitos à vigilância sanitária, pois esses podem ser nocivos à saúde, mesmo os Medicamentos OTCs. A Lei nº. 6360/76 já tratava da prática da publicidade de medicamentos e estabelecia a previsão de um regulamento especifico para este tema, que surgiu apenas com a publicação da Resolução - RDC nº. 102, em 30 de novembro de 2000.

Em alguns poucos municípios brasileiros existem regulamentações municipais ou da vigilância sanitária local que restringem o acesso do público aos medicamentos não tarjados (OTC), sendo exceções. A publicidade destes medicamentos pode ser feita diretamente ao consumidor nos diversos meios de comunicação, respeitando-se o Código de Defesa do Consumidor e os regulamentos específicos de cada veículo de comunicação. A resolução ANVISA RDC n.º 138 de 29/05/03 identifica os medicamentos.

O MIP é outra sigla costumeiramente empregada à esta classe de medicamentos, vindo de Medicamentos Isentos de Prescrição, podendo ser feita a intercambialidade, entre Medicamentos Genéricos e Medicamentos Similares.

Fonte: Anvisa

Referências:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Medicamentos/Assunto+de+Interesse/Medicamentos+genericos/Medicamento+Generico
http://www.anvisa.gov.br/medicamentos/referencia/index.htm
http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/9dac458044a7497283079768e2e94681/Prescri%C3%A7%C3%A3o%2Be%2BDispensa%C3%A7%C3%A3o%2Bcompilado%2Bde%2Blegisla%C3%A7%C3%A3o%2Bde%2Binteresse+Sem+logomarca.pdf?MOD=AJPERES
Federação Nacional dos Farmacêuticos
http://www.fenafar.org.br/portal/medicamentos/62-medicaments/1013-saiba-a-diferenca-entre-medicamentos-de-referencia-similares-e-genericos.html
Instituto de Direito Sanitário Aplicado
http://www.idisa.org.br/img/File/genericos_cartilha%5B1%5D.pdf
Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) http://www.dhnet.org.br/dados/cartilhas/a_pdf/114_cartilha_direito_medicamentos.pdf
Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/anvisa/manual_politica_medicamentos.pdf.

5W2H - 7 ETAPAS PARA OS PLANOS DE AÇÃO DA SUA EMPRESA

5W2H - 7 ETAPAS PARA OS PLANOS DE AÇÃO DA SUA EMPRESA

O que é 5W2H?

O 5W2H é uma ferramenta administrativa, em formato de checklist, amplamente utilizada no dia a dia das empresas. Isso se deve por motivos como simplicidade de preenchimento e fácil entendimento dos dados. Esta ferramenta se baseia em 7 perguntas para planejar, de maneira organizada, quais ações devem ser feitas, além de especificar como serão as diretrizes do desenvolvimento do plano de ação da empresa.

O que significa 5W2H?

O termo 5W2H pode parecer complicado quando visto pela primeira vez, mas é muito simples e lógico. Essa sigla é formada pelas iniciais, em inglês, das 7 diretrizes que guiam a metodologia. Como podemos ver abaixo, são perguntas simples que, quando juntas, abrangem todos os possíveis contextos de um plano de ação:

      • What (O quê)
      • Why (Por quê)
      • Who (Quem)
      • Where (Onde)
      • When (Quando)
      • How (Como)
      • How much (Quanto)

Como e por que usar 5W2H?

Existem diversas vantagens relacionadas à utilização da ferramenta 5W2H, como por exemplo a possibilidade de ter uma análise completa do plano de ação. Além disso, a clareza e compreensão das atividades a serem realizadas torna tudo mais fácil. Dessa forma, há economia de tempo e aumento de produtividade. Pensando nisso, segue abaixo a explicação de como usar essa ferramenta:

  1. What: O que deve ser feito? Qual ação será desenvolvida? (etapas)

Nesta etapa deve-se especificar a ação ou atividade que será executada ou o problema a ser resolvido pela empresa. (AÇÃO/ DESCRIÇÃO/ ETAPAS)

  1. Why: Por que deve ser feito? Por que foi definida essa solução?

Nesta etapa deve aparecer a justificativa para a realização da ação do item 1, ou qual o resultado esperado a partir dessa ação. (JUSTIFICATIVA/ MOTIVO/ RESULTADO ESPERADO)

  1. Who: Por quem será feito? Quem é o responsável pela implementação?

Nesta etapa pode-se escolher tanto quem realizará a ação, quanto o responsável por liderar a execução da atividade planejada. (RESPONSABILIDADE PELA AÇÃO)

  1. Where: Onde será executado?

Nesta etapa deve-se especificar o local onde a atividade será realizada. (LOCAL)

  1. When: Quando será realizado? Quando deve ser implementado?

Nesta etapa deve-se definir um prazo para a atividade, caso seja algo pontual. Além disso, caso seja um projeto, o ideal é criar um cronograma de realização de atividades e não apenas data de início e término. (TEMPO)

  1. How: Como deve ser conduzido? Como será feito?

Nesta etapa deve-se incluir a explicação sobre como serão executados os procedimentos para atingir os objetivos preestabelecidos. Além disso, pode-se incluir quais os métodos que serão utilizados para o cumprimento da atividade. Para saber mais sobre como otimizar o gerenciamento de processos na sua empresa,  (PROCEDIMENTOS/ MÉTODO)

    7. How much: Quanto vai custar? Quanto será gasto?

Nesta etapa deve-se incluir quais serão os custos envolvidos na realização da atividade. Quando se trata de projetos, esta é a etapa relativa ao orçamento. (CUSTOS)

Quando usar?

A ferramenta 5W2H pode ser utilizada em diversas situações, podendo ser aplicada tanto em empresas quanto no âmbito pessoal. Isso acontece porque a finalidade da ferramenta é o aprimorar o planejamento de qualquer tipo de atividade.

Focando, agora, nas possibilidades de utilizar tal ferramenta em empresas, podemos citar várias frentes de utilização. A princípio, a ferramenta 5W2H pode ser utilizada sozinha, quando há a necessidade de colocar em prática ações pontuais dentro da empresa, como por exemplo o envio de um e-mail para os funcionários, a aquisição de um novo equipamento, a manutenção de máquinas antigas, a compra de matéria prima, entre outros. Para saber mais sobre como melhorar os processos na sua empresa, 

Além disso, o 5W2H é extremamente útil quando atrelado a outras ferramentas, planejamentos estratégicos ou planos que necessitam de ação. Um exemplo dessa utilização é atrelá-lo à análise SWOT. A análise SWOT considera aspectos internos (pontos fortes e pontos fracos) e externos (oportunidades e ameaças) da empresa. Assim, após a análise SWOT, várias ações precisam ser tomadas, como melhorar os pontos fracos, o que será feito para aproveitar as oportunidades e como reduzir os riscos das ameaças. Assim, são elencadas questões como:

    • “O que será feito para minimizar os pontos fracos? (What)”
    • “Por que será feito dessa forma? (Why)”
    • “Quem será o responsável por minimizar esses pontos? (Who)”
    • “Onde serão feitas as ações que minimizarão os pontos fracos? (Where)”
    • “Quando serão feitas tais ações? Qual o cronograma das atividades? (When)”
    • “Como o ponto fraco será minimizado? (How)”
    • “Qual será o investimento para realizar as ações que minimizarão os pontos fracos?” (How much)”

Para facilitar o entendimento do que foi explicado ao longo desse artigo, segue abaixo um exemplo prático de como o 5W2H pode ser utilizado em uma empresa.

Close-Up | Auditorias Utilizadas na Indústria Farmacêutica

Close-Up International

CDD - Company Distribution Data
CUP - Close-up Market - Dado de Prescrição
Close-up Target - Audit Pharma - Dado de Prescrição - Nível CRM
RM - Retail Market
Sales Farma - App de Gestão dos Dados de Visitação e CRM
SfNet - App de gestão dos Dados de Visitação e CRM
TD - Territorial Data
TDD - Trade Distribution Data 

IQVIA® | Auditorias Utilizadas na Indústria Farmacêutica

IQVIA®
IMS Health


Comente e compartilhe este artigo!

◼◾▪ CONTATO ▪

O que é MIP - Medicamentos Isentos de Prescrição?

O que é MIP - Medicamentos Isentos de Prescrição?

1. O que são Medicamentos Isentos de Prescrição?


Segundo a Resolução-RDC nº 98/2016 medicamentos isentos de prescrição são os medicamentos que podem ser dispensados sem exigência de prescrição, isto é, são os medicamentos disponíveis ao autosserviço em farmácias e drogarias que não necessitam de prescrição médica para que sejam dispensados.
Veja também:

O que é Medicamento Genérico? 

O que é Medicamento?

O que é MIP - Medicamentos Isentos de Prescrição?

O que são Medicamentos Biológicos ?

O que é Medicamento Similar?

O que é Medicamento de Referência?

O que é Medicamento OTC - Over the Counter?

O que são Produtos Biofarmacêuticos?

O que é um Medicamento Órfão?

As embalagens dos MIPs não possuem tarjas como aquelas dos medicamentos sujeitos a prescrição (tarja vermelha) ou sujeitos a controle especial (tarja preta).

No entanto, os MIPs cumprem com todos os demais requisitos de qualidade, segurança e eficácia preconizados pela Legislação Sanitária em vigor.


2. Quais são as características que um medicamento isento de prescrição (MIP) deve ter?


O MIP deve ser indicado para o tratamento de doenças não graves e com evolução lenta ou inexistente;

O MIP deve possuir reações adversas com casualidades conhecidas, baixo potencial de toxicidade e de interações medicamentosas;

O MIP deve ser utilizado por um curto período ou pelo tempo previsto em bula no caso de medicamentos de uso preventivo (não existem "MIPs de uso contínuo");

O MIP deve ser de fácil manejo pelo paciente, cuidador ou mediante orientação pelo farmacêutico;

O MIP deve apresentar baixo potencial de risco ao paciente;

O MIP não deve possuir potencial de gerar dependência química ou psíquica.


3 – Quais são os medicamentos isentos de prescrição?


São considerados medicamentos isentos de prescrição aqueles cujos grupos terapêuticos e indicações terapêuticas estão descritos na Lista de Medicamentos Isentos de Prescrição (LMIP) , nos termos do art. 10 da Resolução-RDC nº. 98/2016, estabelecida na IN nº. 11/2016 e alterada pela Resolução-RDC nº. 242/2018.

Fonte: Anvisa

Referências:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Medicamentos/Assunto+de+Interesse/Medicamentos+genericos/Medicamento+Generico
http://www.anvisa.gov.br/medicamentos/referencia/index.htm
http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/9dac458044a7497283079768e2e94681/Prescri%C3%A7%C3%A3o%2Be%2BDispensa%C3%A7%C3%A3o%2Bcompilado%2Bde%2Blegisla%C3%A7%C3%A3o%2Bde%2Binteresse+Sem+logomarca.pdf?MOD=AJPERES
Federação Nacional dos Farmacêuticos
http://www.fenafar.org.br/portal/medicamentos/62-medicaments/1013-saiba-a-diferenca-entre-medicamentos-de-referencia-similares-e-genericos.html
Instituto de Direito Sanitário Aplicado
http://www.idisa.org.br/img/File/genericos_cartilha%5B1%5D.pdf
Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) http://www.dhnet.org.br/dados/cartilhas/a_pdf/114_cartilha_direito_medicamentos.pdf
Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/anvisa/manual_politica_medicamentos.pdf.